Para nós, a preservação do meio ambiente é muito importante, por isso nosso foco é produzir mel de forma sustentável. Temos abundância de nascentes e matas nativas que são fonte de alimento para a fauna e, é claro, para as nossas abelhas.
Nossas abelhas produzem uma grande variedade de mel riquíssimo, enquanto polinizam as flores do cafezal, do assa-peixe, do cipó uva que fica dentro da mata, e de toda a floresta de eucaliptos.
Nosso mel é totalmente produzido na Fazenda Nova Cintra, desde a coleta até seu envase. Durante esse processo fazemos questão de, não apenas, cuidar da saúde das abelhas, como também da pureza e qualidade do produto final. Nossa 'Casa do Mel' segue rigorosamente todos os padrões de segurança e higiene internacionais.
Por se tratar de uma solução saturada de açúcares, o mel tende a cristalizar. É um processo natural com o passar do tempo. E o mais importante é que a cristalização do mel é uma garantia da sua qualidade e pureza. Quando cristalizado, ele mantém todas suas propriedades nutricionais e energéticas, além de manter o aroma e sabor.
O mel pode ser consumido cristalizado ou pode ser colocado em banho-maria a uma temperatura em torno de 45 °C para voltar ao seu estado mais líquido. Quando isso não acontece, o mel pode ter sido fraudado com a adição de açúcar de cana.
O mel de alta qualidade é rico em vários antioxidantes importantes, tais como ácidos fenólicos e flavonoides. O mel também contém vários micronutrientes, como potássio, ferro e zinco.
Recomenda-se até 2 colheres de sopa por dia de mel. Nós oferecemos 5 opções para sua escolha.
Por conta das propriedades do café, é um pouco menos doce e de sabor mais suave, com notas cítricas.
Na Fazenda Nova Cintra, temos as seguintes variedades de café: Bourbon Amarelo e Vermelho, Mundo Novo, Catuaí Vermelho, Catucaí Amarelo, Acaíá e Obatã. A florada do café, normalmente, acontece entre setembro e outubro.
Esse mel auxilia no equilíbrio do humor, sintomas da tensão pré-menstrual (TPM) e retenção de líquidos no corpo.
É o tipo mais comum no Brasil, proveniente de diversas flores. É bom para a pele, vias respiratórias, tem efeito antioxidante e propriedades calmantes.
Ajuda no tratamento da saúde das vias respiratórias, combate radicais livres. É muito rico em minerais.
É o nosso mel com coloração mais escura e sabor mais forte.
Tem uma concentração maior de magnésio, ferro, enxofre e cálcio.
É recomendado para o tratamento auxiliar e alívio de infecções intestinais, vias urinárias e doenças respiratórias. É expectorante e alivia sintomas de dor de garganta, asma e bronquite.
Tem uma cor dourada mais clara, com sabor mais adocicado, efeito calmante e expectorante.
A assa-peixe é uma árvore muito comum no cerrado, na Amazônia e no nordeste brasileiro. Seus galhos finos e resistentes eram considerados muito apropriados para, obviamente, assar peixe!
A assa-peixe é uma planta medicinal muito eficaz no tratamento de problemas respiratórios, como gripe e bronquite, por exemplo, pois é capaz de aliviar alguns sintomas, como dor nas costas, dor no peito e tosse.
Apresentando uma certa transparência, o Mel de Cipó-Uva é o mais clarinho dos nossos méis. Revela uma mínima acidez e tem um sabor leve e delicioso.
O Cipó-Uva fica dentro da mata, tem frutos redondos e escuros, muito parecidos com uvas, o que deu origem ao seu nome popular. Esse arbusto cresce enroscado nas árvores das matas brasileiras.
O mel de Cipó-Uva facilita a digestão de outros alimentos, auxiliando na retenção de magnésio e na assimilação de cálcio, por isso é recomendado para crianças em fase de crescimento. Possui ação antioxidante, especialmente no fígado, por isso pode ajudar a diminuir os efeitos do álcool no corpo. E também tem propriedades desintoxicantes e expectorantes.